quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Apresentamos a Direcção!


Caros Amigos

Acabámos de comemorar com imensa satisfação mais um aniversário.
Trinta e quatro anos são já uma idade que permite fazer história, e até com vários capítulos.
Contudo, mais que do passado, importa olharmos para o nosso presente e sem hesitações para o nosso futuro.
Vivemos actualmente uma situação de que nos podemos todos orgulhar.
Tal se deve ao trabalho que dia após dia os profissionais da Infancoop exercem com dedicação e empenho. Mas deve-se igualmente a todos os pais que ao longo de muitos anos têm colaborado com a instituição e que nela confiam a educação dos seus filhos. Sem ambos, esse profissionalismo que não pode deixar de ser exigido, e sem a participação das famílias, que desde logo começa pela escolha que fazem ao tornarem-se utentes, tudo o resto deixa de fazer sentido, designadamente o papel dos órgãos sociais.
É assim que esta direcção se procura posicionar. Por um lado, na defesa prestação de um serviço de qualidade por parte daqueles que directamente têm a responsabilidade de cuidar e educar das crianças. Por outro lado, procurar dar às famílias as condições mais adequadas para a educação dos seus filhos.
Sabemos que nem sempre é fácil manter satisfeitos todos os actores envolvidos. Temos plena consciência das nossas próprias limitações. No entanto, neste olhar sobre o presente, também somos capazes de reconhecer que muito de positivo tem sido conseguido, nomeadamente com a criação de novas instalações; reforço da valência Creche; 1º Ciclo; revisão do regulamento interno, etc.
Podem aparentemente ser pequenas coisas, mas, creiam-nos, não são. Exigem a todos aqueles que voluntariamente se dedicam a esta causa muita dedicação e trabalho.
Chega no final deste ano esta direcção ao fim do seu primeiro ano de mandato. O ano de 2010 será um ano particularmente desafiante pelas dificuldades anunciadas. Muitas famílias encontram-se numa situação económica difícil; as alterações efectuadas no passado recente pelas políticas educativas implicaram o fim do ATL como o conhecíamos. Alterações recentes nos custos sociais com o trabalho, aumentarão significativamente os mesmos e, ainda o aumento das oferta pública da valência de Jardim-de-infância, colocam-nos problemas que não serão fáceis de ultrapassar.
Contudo, só podemos olhar para o futuro sem nele vislumbrarmos alguma luz!
Não ficaremos à espera que a mesma venha ter connosco. Teremos de ser nós, trabalhadores, pais, direcções, comunidade... capazes o mais colaborativamente possível a procurá-la. Para isso, aqui fica o comprometimento, da parte desta direcção, de que tudo fará para que esse futuro seja uma realidade.
Para tal, é nossa absoluta convicção de que poderemos contar convosco.


Obrigado
A Direcção,






Sem comentários:

Enviar um comentário