terça-feira, 11 de maio de 2010

Sala das Papoilas e Estrelicias

A AVENTURA DA GOTINHA TRANSPARENTE
Era uma vez uma gotinha de água que se chamava gotinha transparente. Ela era transparente porque não tinha cor. A gotinha não tinha cheiro e não tinha sabor porque era limpinha. Um dia estava muito vento e a nuvem onde estava a gotinha estava muito pesada. Começou a chover e a gota caiu na terra em forma de chuva e foi regar as plantas, os legumes, matar a sede aos animais e às pessoas e depois juntou-se às suas amigas e correram para o rio…o rio Tejo.

Depois foi para a ETA (Estação de Tratamento de Águas) através dos canos e aí foi-lhe retirado o lixo através de umas máquinas e os micróbios foram mortos com um desinfectante. Depois ficou limpinha e foi para casa de uma família. Naquela casa a gotinha transparente ficou triste porque as pessoas não poupavam água. Não punham água no copo quando iam lavar os dentes; não aproveitavam a água fria quando iam tomar banho; não fechavam bem as torneiras; deitavam a água fora quando ainda servia para regar as plantas, para pôr na sanita etc. e quando lavavam a loiça deixavam ir a água pelo cano abaixo. Não enchiam as máquinas de lavar a roupa e a loiça e por isso gastavam muita água.
A gotinha transparente zangou-se e depois de saltar da máquina de lavar roupa, disse assim: - Vocês não sabem que estão a gastar muita água? Vocês não sabem que se gastarem muita água o planeta terra fica sem água? – Vocês não sabem que sem água não podem viver? – Vocês não sabem que sem água não há vida?
Lá em casa responderam: nós não sabemos donde vem a água e nem sequer estamos preocupados com isso. A filha mais velha disse: - Pai, Mãe acho que vocês estão a dizer coisas erradas, devíamo-nos preocupar porque senão poupar-mos água podemos ficar sem ela. A filha do meio disse: - Vamos fazer uma experiência. Vamos tirar a água cá de casa e depois quando abrirem uma torneira vão perceber essa experiência. Passado algum tempo precisaram de água e abriram a torneira mas não a tinham. Então começaram a ficar preocupados e a dar mais importância á água. Depois aquela família agradeceu á gotinha toda a ajuda que ela lhe tinha dado. A gotinha foi-se embora um pouco triste porque estava suja com sabonete e cabelos, mas estava contente por ter ajudado aquela família a poupar água.
Depois aquela gotinha foi pelos canos dos esgotos até á ETAR (Estação de Tratamento de Águas Residuais). Passou por vários tubos, canos e máquinas para lhe retirarem o lixo e os micróbios foram mortos com desinfectante. Depois a gotinha foi para o mar já tratada. No mar ela voltou a ficar contente e salgada. Gostou muito de voltar a brincar com os peixinhos e com os meninos que estavam na praia. Ela gostava muito de pregar partidas, gostava de entrar para a boca dos meninos quando eles estavam a mergulhar porque sabia que eles iam fazer uma careta e cuspir logo a seguir. Era uma marota aquela gotinha transparente.


História elaborada pelas crianças de 5 e 6 anos das salas das
Papoilas e Estrelícias do Jardim de Infância da Infancoop
12 de Março de 2010

Beijinhos de todas as Papoilas e Estrelicias


Sem comentários:

Enviar um comentário