quarta-feira, 30 de outubro de 2013

INFANCOOP e COMENIUS!

Nos passados dias 11 e 12 de outubro teve lugar em Vilnius, Lituânia, uma conferência sobre o tema Desenvolva a sua escola com o apoio dos programas da EU, organizada em parceria pela Comissão Europeia e pela Presidência do Conselho da Europa (Lituânia), na qual a Infancoop esteve presente, estando em sua representação o coordenador do programa Comenius da Infancoop, professor Carlos Ubaldo. Neste encontro apenas foram envolvidas as escolas de referência da UE que participaram em projetos Comenius de sucesso. Foi objetivo principal desta iniciativa analisar como podem as escolas beneficiar dos apoios da cooperação europeia, transformando os programas europeus em estratégias de desenvolvimento para as escolas, contribuindo de forma eficaz para os desafios atuais da educação escolar, através de ações inovadoras.
Para tal, foram realizados vários workshops temáticos e sessões plenárias e apresentados e discutidos vários projetos, com o fim de exemplificar de que forma as atividades suportadas pelos programas Comenius tiveram um impacto positivo, a diferentes níveis, nas escolas envolvidas, nomeadamente: na gestão escolar e liderança; no desenvolvimento dos profissionais; na motivação das crianças/alunos; no perfil da escola/instituição e ligações à sua comunidade local. Foi, ainda, dado particular ênfase ao novo Programa Eramus + (plus), o qual virá a vigorar entre 2014/2020.
Durante o evento houve, igualmente, a oportunidade de reforçar e planear redes de trabalho com outras escolas com interesse em desenvolver projetos de cooperação internacional.
Apenas puderam participar nesta conferência as escolas convidadas, sendo a Comissão Europeia a suportar os custos de alojamento dos participantes, e as despesas de deslocação financiadas pelo projeto Comenius.
A Direção da Infancoop avalia a participação nesta iniciativa como mais um reconhecimento nacional e internacional do sucesso do programa Comenius desenvolvido pela e com a nossa instituição e como mais uma possibilidade de desenvolvimento de projetos com parcerias multinacionais, que se afigurem interessantes, como estratégia para o desenvolvimento da Infancoop.



Sem comentários:

Enviar um comentário