sexta-feira, 10 de outubro de 2014

Exercício Público de preparação para o Risco Sísmico


Sabe como proceder em caso de sismo?

No dia 13 de outubro, às 10h13m, todas as pessoas, onde quer que estejam, estão convidadas a participar no exercício nacional, e efetuar os três gestos básicos de proteção em caso de sismo:

Baixar – baixe-se sobre os joelhos, esta posição evita que possa cair durante o sismo, mas permite mover-se;

Proteger – proteja a cabeça e o pescoço com os braços e as mãos e procure abrigar-se, coloque-se se possível sob uma mesa resistente, e segure-se a ela firmemente;

e Aguardar – aguarde até a terra parar de tremer.

Promovido pela ANPC, em parceria com diversas entidades parceiras, públicas e privadas, e inserido nas celebrações do Dia Internacional para a Redução de Catástrofes, este exercício visa sensibilizar as diferentes comunidades para a preparação e autoproteção para o risco sísmico.

A INFANCOOP PARTICIPA!

Trata-se de uma campanha de sensibilização e preparação, com o objetivo de contribuir para que, em caso de sismo, as crianças adotem comportamentos simples de segurança, mas que podem salvar vidas, inteirando-se sobre o que fazer antes, durante e após um sismo.

Pretende-se, sobretudo, envolver toda a comunidade nesta ação de sensibilização e de preparação, contribuindo de uma forma ativa para o aumento da preparação dos indivíduos, enquanto responsáveis de primeira linha pela sua autoproteção em situação de emergência.

 
UM POUCO DE HISTÓRIA:
A localização de Portugal Continental perto da fronteira entre as placas euroasiática e africana e a existência de um conjunto de falhas ativas junto à costa e mesmo no território português fazem com que o nosso País tenha uma atividade sísmica moderada, pautada por eventos de grande intensidade, mas muito separados no tempo, como o comprovam alguns dos principais relatos históricos:
 01 de Novembro de 1755 Ocorreu um dos sismos mais destruidores, com uma magnitude aproximada de 8.75 na escala de Richter. A localização do seu epicentro continua incerta: inicialmente apontava-se para uma zona junto ao Banco de Gorringe, atualmente já se coloca o epicentro mais junto à costa, na Falha Marquês de Pombal.
 23 de Abril de 1909 Teve origem na Falha do Vale Inferior do Tejo e terá atingido uma magnitude de 6.7 na escala de Richter. Foi o mais importante sismo gerado sob o território continental português, atingindo as zonas de Benavente, Samora Correia, Santo Estevão e Salvaterra de Magos.
 28 de Fevereiro de 1969 Teve o seu epicentro no Banco de Gorrige e foi o último sismo a provocar danos importantes e vítimas em Portugal continental, com uma intensidade de 7.3 na escala de Richter.
 17 de Dezembro de 2009 Com epicentro a cerca de 100km a sudoeste do Cabo de São Vicente, este sismo não registou quaisquer vítimas ou danos materiais. Com uma intensidade de 6.0 na escala de Richter, o abalo foi sentido sobretudo no Algarve e na área metropolitana de Lisboa.


http://youtu.be/0U9ffigDEGA